Biblioteca

Biblioteca Irmã Regina Marrocos

A biblioteca do colégio santa Sofia é um ambiente de estudo, pesquisa, leitura e aprendizagem. Tem como missão despertar o gosto pela leitura e disponibilizar meios para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa em seus usuários.

Ela realiza atividades integradas ao contexto pedagógico, a fim de propiciar um maior aproveitamento dos conteúdos aplicados em sala de aula. É um espaço lúdico, onde o professor utiliza para aulas, proporcionando um ambiente criativo e aconchegante. Além de ser um lugar de convivência de toda a comunidade escolar, é também uma ferramenta para professores e coordenações pedagógicas.

Seu acervo é diversificado, possui livros didáticos, obras de referências (dicionários e enciclopédias), material cartográfico (mapas, guias) e periódicos (jornais e revistas). Está acessível a toda comunidade escolar (alunos, pais, professores e demais funcionários).

Apoiar e concretizar os objetivos do projeto educacional da escola e do currículo.

Instigar e estimular nas crianças o hábito e o prazer de ler, aprender e usar bibliotecas durante toda a vida.

Oferecer oportunidades para realizar experiências de criação e uso de informações, a fim de adquirir conhecimento, entender, desenvolver a imaginação e entreter.

Apoiar todos os alunos em aprender e aplicar habilidades de avaliação e utilização da informação, independentemente da forma, formato ou meios de divulgação, tendo em conta a sensibilidade para formas de comunicação dentro da comunidade.

Facilitar o acesso a recursos e possibilidades locais, regionais, nacionais e globais para que os alunos tenham contato com ideias, experiências e opiniões diversas.

Organizar atividades que estimulem a conscientização e sensibilização em nível cultural e social.

Incentivar a leitura e promover os recursos e serviços da biblioteca escolar dentro e fora da comunidade escolar como um todo.

Auxiliar na formação de cidadãos dotados de senso crítico, criatividade e autonomia intelectual.

Todos os usuários que usufruem do espaço da Biblioteca devem observar algumas normas para o bom relacionamento entre toda a comunidade escolar:

O usuário deve zelar pelos bens da Biblioteca;

O professor que desejar desenvolver atividades no espaço da Biblioteca, deverá agendar previamente, bem como realizar a seleção do material a ser utilizado com antecedência mínima de um dia. O professor deverá acompanhar a turma e estar presente durante toda a atividade na Biblioteca;

No ambiente da Biblioteca, o usuário deverá observar silêncio, bem como ter postura adequada, falar em tom de voz baixo e discreto, respeitando os demais usuários.

O usuário deverá deixar os materiais consultados sobre as mesas e recolocar as cadeiras em seus devidos lugares;

O usuário deverá observar se o local que ocupou está limpo e organizado;

Os computadores destinam-se apenas para buscas de pesquisa na internet, sendo vedado para uso particular e de entretenimento. O uso simultâneo do computador não poderá ser feito por mais de duas pessoas. Ao sair do computador, o aluno deverá fazer logoff.

A Biblioteca não fornece materiais para a execução dos trabalhos, tais como: CDs, DVDs, pen-drives, lápis, canetas, folhas etc.

É proibida a ingestão de alimentos (balas, pirulitos e chicletes) e bebidas;

É proibido o uso de aparelhos sonoros. O telefone celular deve ser mantido no modo silencioso.

Comunicar imediatamente ao responsável da Biblioteca, qualquer irregularidade observada nos documentos ou equipamentos utilizado.

Cumprir os prazos e as normas vigentes, no que se referem ao empréstimo de documentos.

Não riscar, rasgar, sujar, e dobrar as folhas dos livros. 

Entrar sem fazer barulho e sem correr. 

Não deitar e nem pular em cima do palco.

O empréstimo de livros só  poderá ser feito pessoalmente pelos usuários, que deverá estar ciente das seguintes normas:

Terão direito ao empréstimo de livros na Biblioteca apenas alunos, professores e funcionários.

Cada usuário poderá tomar emprestado:

  • Fundamental I: dois livros;
  • Fundamental II: três livros;
  • Ensino Médio: quatro livros.

O prazo de empréstimo para os alunos é de 8 dias corridos e professores/funcionários, 15 dias, podendo renovar o prazo, desde que não esteja com atraso ou sendo procurado por outro usuário.

A leitura dos periódicos só poderá ser realizada dentro da Biblioteca;

Qualquer obra emprestada deverá ser devolvida SOMENTE na Biblioteca;

O atraso na devolução implicará na cobrança de taxa de permanência de R$ 2,00 por dia de expediente da Biblioteca e por obra registrada;

O usuário em débito com a Biblioteca perde o direito a novos empréstimos e renovações até que seja regularizada a situação.

Obras de Referência não são emprestadas (enciclopédias, dicionários, atlas etc.), pois se caracterizam como obras de consulta rápida, devendo estar sempre disponíveis na Biblioteca;

O usuário é responsável pelo material retirado. Se ocorrer extravio ou danos ao material bibliográfico, o mesmo será passível de multa e/ou deverá realizar a reposição do mesmo por exemplar. Não se aceitarão copias. Em caso de obra esgotada, o Bibliotecário indicará item equivalente.

Nenhum livro poderá sair da biblioteca, sem ser devidamente emprestado, mesmo que seja consulta rápidas.

Segunda: 08:00h às 12:30h e 13:30 às 18:00h;

Terça, quarta e quinta: 07:00h às 12:00h e 13:30h às 17:30h;

Sexta: 07:00h às 12:00h e das 13:00h às 16:00h

Reserva de Livros







Obs: Em breve reserva de livros online.

Indicação de Livros

Caio 4ª ano A

Indicação de Livros

Rodrigo 6º ano C