Quem Somos

O Colégio Santa Sofia faz parte do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, que teve origem na Bélgica, em uma região dominada pela França e pela Holanda no século XIX. Foi dentro desse contexto sócio-histórico-cultural que a jovem religiosa Me. Agathe Verhelle, impulsionada pelo desejo de consagrar a vida a Deus e com a intenção de contribuir para a formação cristã de jovens, fundou, em 1823, essa instituição religiosa que se particulariza pelo carisma de “Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude”.
Após a morte de sua fundadora, o Instituto, já consolidado como congregação religiosa, continuou se expandindo e chegou à América do Sul e à África. Em 15 de outubro de 1896, oito religiosas da Congregação chegaram ao Brasil e estabeleceram-se, inicialmente, em Olinda. Mudaram-se, logo depois, para Recife, local onde se instalou o Colégio Damas. A obra, ali iniciada, expandiu-se e firmou-se no interior e em outros estados do Nordeste, Sul, Centro Oeste e Norte do país com o trabalho desenvolvido em colégios e, também, em pequenas comunidades de inserção no meio popular.
O Santa Sofia é o segundo colégio do Instituto, fundado no Brasil. Em 1912 as irmãs chegaram em Garanhuns/PE, a convite do Mons. Afonso Pequeno, vigário da Matriz de Santo Antônio. A missa solene foi celebrada no dia 18 de janeiro do mesmo ano, e o Colégio recebeu o nome de sua patrona Santa Sofia, por esse motivo e por ser janeiro, mês de recesso escolar, a festa do colégio é comemorada no dia 18 de setembro, festa de Santa Sofia.
Desde a sua fundação, o Colégio Santa Sofia faz a diferença na cidade, e é respeitado pelo serviço que realiza há mais de 100 anos. Diversas gerações de homens e mulheres já passaram por nossa casa, gerações que fizeram e continuam fazendo a diferença em suas carreiras profissionais e na sociedade. Construir grandes histórias que permanecem por toda a vida, este é o maior diferencial do Colégio Santa Sofia.

Fundadora

Madre Agathe Verhelle (Inês Margarida Verhelle)
Cidade natal: Bruges, na Bélgica
Data de nascimento: 27 de Fevereiro de 1786

Filha do Sr. Francisco Verhelle e da Sra. Carlota Maria de Van Bussche, ela viveu numa Bélgica dominada pela França e pela Holanda protestante. As instituições católicas belgas estavam desmoronadas.

Pelo esforço pessoal (foi autodidata) e pela influência cristã de sua família, teve ainda cedo despertada a sua vocação de educadora, motivo que a levaria a fundar o Instituto das Damas da Instrução Cristã, hoje renomeado como, Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.